Uepa divulga calendário dos Processos Seletivos 2014

uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta quinta-feira (6), em Belém, a estrutura, calendário, critérios de eliminação e ponto de corte dos processos seletivos 2014: Prise e Prosel, da instituição.

Este ano, as inscrições começam em agosto. O ingresso de estudantes de graduação na Uepa é realizado por meio de duas opções de seleção. O Processo Seletivo (Prosel), no qual o candidato faz as três etapas em um único ano, e o Prise, quando os candidatos são avaliados anualmente de acordo com a série que esteja cursando no ensino médio.

As três etapas de seleção irão ocorrer, respectivamente, nos dias 24 e 25 de novembro, e 15 de dezembro de 2013. Os exames de habilitação para os candidatos que disputam as vagas dos cursos de licenciatura e bacharelado em Música serão realizados nos dias 6 e 20 de outubro.

Até o dia 31 de agosto deste ano, a Uepa vai divulgar as normas e procedimentos para inscrição nos concursos, assim como cursos oferecidos, número de vagas e turnos. De acordo com a organização do certamente, neste ano não haverá alterações no conteúdo programático e nas leituras obrigatórias para processo seletivo 2014 da instituição. O material está disponível no hotsite da Uepa.

No ano passado, mais de 106 mil candidatos se inscreveram na seleção, que ofertou 3.262 vagas em 24 cursos de graduação.

Provas
Na primeira etapa, a ocorrer em 24 de novembro, será aplicada uma prova de conhecimentos gerais, com 56 questões objetivas, valendo um ponto cada, a partir dos conteúdos das matérias de língua portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, história, geografia, matemática, física, química e biologia. A pontuação total dessa etapa é de 56 pontos.

No dia seguinte, os candidatos voltam para fazer a segunda etapa, que constará de uma prova de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas, valendo um ponto cada, a partir dos conteúdos das disciplinas língua portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, história, geografia, matemática, física, química, biologia e língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol). A pontuação dessa etapa é de 60 pontos.

Serão automaticamente eliminados para a realização da terceira etapa os candidatos que, na soma dos pontos obtidos na primeira e segunda etapas, não alcançar 40 pontos; que na segunda etapa obtiver zero de acertos em quatro ou mais disciplinas; obtiver menos de 12 pontos na prova objetiva da terceira etapa; obtiver, na redação, percentual inferior a 20% dos pontos, ou seja, menos de 6 pontos do máximo exigido, que é de 30 pontos; na somatória global, obtiver pontuação inferior a 25% dos pontos máximos exigidos, ou seja, menos de 50 pontos dos 200 pontos totais; ou que na terceira etapa obtiver zero de acertos em quatro ou mais disciplinas.

A terceira e última etapa da seleção, realizada no dia 15 de dezembro, constará de uma prova de redação, valendo 30 pontos e de 54 questões objetivas de conhecimentos gerais, valendo um ponto cada, a partir de conteúdos das disciplinas língua Portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, história, geografia, matemática, física, química, biologia e língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol). A pontuação total dessa etapa é de 84 pontos.

Fonte: G1 PA

Foto: Fernando Araújo/O Liberal